quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeção de luz decora paredes de lojas












Invento que existe há mais de 130 anos, recentemente os projetores vêm recebendo destaque na decoração de interiores, especialmente de lojas. No Brasil e no mundo, alguns varejistas já utilizam a tecnologia, mas que ainda é pouco popular.


Brasil: animações em sincronia com música


Para chamar a atenção dos clientes, arte, design e tecnologia se unem na Nike Store da Oscar Freire, em São Paulo. Paredes e escada recebem projeção de animações personalizadas, que vão de modelos de tênis até flores (fotos 1 a 3).
Parte dos desenhos estão sincronizados com a música da loja, funcionando como um equalizador com diferentes formas. O sistema conta com 5 projetores que modificam a dimensão dos desenhos para que se adaptem perfeitamente a toda superfície de escada e paredes.

Exterior: de pinheiros natalinos a projetores compactos

A loja japonesa Parco iluminou diversos pinheiros natalinos, mas foi muito além das pequenas lâmpadas enfileiradas. Blocos brancos empilhados receberam diversos tipos de projeções, que iam desde os tradicionais enfeites até variações de animal print, como zebra e onça (fotos 4 a 6).
Em proposta semelhante ao ambiente da Nike, o estúdio de design Strukt criou um papel de parede com faixas coloridas de luz. Também através de projetores múltiplos, estes no teto, todas as paredes são iluminadas e interagem com o visitante através de uma pré-programação (foto 8).
Lançado no dia 1º de dezembro de 2009, o Cube é um projetor compacto, voltado para varejistas de diversos segmentos. Suas exibições são controladas por gestos, o produto não requer a instalação de um técnico e pode interagir com o conteúdo de um site, por exemplo. De acordo com a empresa, o portátil é ideal para propaganda e entretenimento de clientes no ambiente de compra (foto 7).
(Créditos: UseFashion)

Nenhum comentário: