quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aids e a moda












No mundo todo, dia 1º de dezembro marca a luta no combate à AIDS. A data foi estabelecida no fim da década de 1980 e conta com a mobilização de diversos setores e organizações.

Lojas da Levi´s de mais de 110 países realizam campanhas de conscientização no combate ao vírus HIV, adequando-a às culturas locais. No Brasil, “69 com camisinha” é a iniciativa da empresa. O tema é um jogo de palavras, já que o preço da T-shirt especial é R$ 69 e uma camisinha acompanha o produto. É, também, uma alusão às dúvidas dos jovens sobre o contágio do vírus na prática do sexo oral.
As peças especiais trazem frases de Cazuza, tiradas de depoimentos do artista, e não de músicas como muitos podem pensar. “Amar é abanar o rabo, lamber e dar a pata”, “Você está vivo”, “Eu queria te dar a lua, só que pintada de verde”, “Olhar o mundo com a coragem do cego” e “Nada nesse mundo é nunca mais” são as mensagens que estampam os modelos, cujas vendas serão revertidas para a Sociedade Viva Cazuza (fotos 1 a 3).
Outra marca que também apoia a Sociedade Viva Cazuza é a Kiehl´s, que convidou a stylist Chiara Gadaleta para customizar a embalagem do hidratante para as mãos “Ultimate Strength Hand Salve”, um dos produtos mais vendidos da marca. O item especial tem ilustração da fitinha vermelha, símbolo da campanha contra AIDS (foto 4).
Quem também está engajada na conscientização é Adriane Galisteu. A apresentadora tirou a roupa em uma foto que ilustra a camiseta oficial da campanha “A Cara da Vida” (fotos 5 e 6).
Com lançamento marcado para o dia 5 de dezembro, em São Paulo, o projeto está sendo realizado em parceria com Nestlé, Iodice Denim, Viação Itapemirim, revista Istoé Gente, Prefeitura Municipal de S. Paulo e DuoPress Assessoria de Comunicação, entre outros. A meta é levantar R$ 500 mil que serão revertidos para o tratamento de pessoas internadas no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.
A Nike também se une à causa e lançou na segunda-feira, dia 30 de novembro, em Londres, a campanha “Lace Up. Save Lives” (Amarre os Cadarços. Salve Vidas). A ideia é destinar toda a verba recolhida com a venda de cadarços criados exclusivamente para a ação ao Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, órgão que financia programas de combate à doença no continente africano (fotos 7 e 8).
Para lançar a proposta, a empresa recrutou o jogador Didier Drogba, do Chelsea, e Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2 e co-fundador da (RED), organização que luta pela prevenção ao vírus.

Iniciativa permanente

Desde 2004, o projeto internacional criado na Bélgica, Designers Against AIDS, ou, em português, Designers contra a AIDS, reúne celebridades na luta de combate à doença, com diferentes iniciativas.
Uma das mais conhecidas, a Fashion Against AIDS, se iniciou em 2007, quando a rede H&M decidiu se juntar à causa. A 1ª coleção de itens especiais foi apresentada em janeiro de 2008 com camisetas, tops e blusas masculinas, desenhadas por famosos como Timbaland, Katharine Hamnett e Rihanna (foto 9).

(Créditos: UseFashion)

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