quarta-feira, 8 de julho de 2009

O cinema e a moda











Para quem adora uma lista, a Times, de Londres, publicou uma com os 10 filmes que mais influenciaram a indústria da moda. Confira:

1 – Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s), de Blake Edward’s, 1961. O vestido preto, as luvas longas pretas e a piteira usados pela personagem Holly Golightly foram os ítens de moda. O longa ainda transformou o pretinho básico em um clássico.
2 – Juventude Transviada (Rebel Without a Cause), de Nicholas Ray, 1955. Neste filme, James Dean consolidou o look jovem e casual que perdura até os dias de hoje. Entre as peças consagradas pelo ator, estão a T-shirt e a jaqueta perfecto.
3 – O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), de David Frankel, 2006. O filme mais recente da lista é também o que mais inspira o mundo fashion. Destaque para a sequência que mostra a personagem Andrea Sachs, interpretada por Anne Hathaway, com diferentes modelos de roupas.
4 – Acossado (A Bout De Souffle), de Jean-Luc Godard, 1960. Jean Seberg provou que o cabelo curto poderia ficar bem em mulheres e iniciou uma tendência que dominou os anos 1960.
5 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), de Woody Allen, 1977. Com a volta dos coletes e das calças amplas, o look masculino de Annie Hall parece nunca ter ido embora.
6 – Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes), de Howard Hawks, 1953. Marilyn Monroe cantando “Diamonds are a girl’s best friend” em um vestido pink =, com luvas na mesma cor, deixou um legado: seja em Madonna ou Paris Hilton, o cabelo loiro platinado será sempre lembrado como sexy.
7 – Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan), de Susan Seidelman, 1985. As roupas pretas, combinadas com os acessórios dourados e o batom vermelho, marcaram os anos que vieram depois do filme. Foi aqui também que se tornou normal mostrar a alça do sutiã.
8 – Pulp Fiction (Pulp Fiction), de Quentin Tarantino, 1994. Neste longa, percebe-se novamente a combinação de roupas pretas com batom vermelho.
9 – Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever), de John Badham, 1977. O terno branco com calça boca-de-sino, usado por John Travolta, inspirou muitos trajes chiques depois do filme.
10 – Blow-up – Depois Daquele Beijo (Blow Up), de Michelangelo Antonioni, 1966. Obra que definiu o período conhecido como “Swinging Sixties”, recheado de muitas festas e minissaias. Foi o primeiro filme britânico a mostrar o nu frontal feminino, com destaque para a participação de Jane Birkin. (Créditos: UseFashion)

Nenhum comentário: