quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O poder de compra da 3ª idade

A pesquisa do IBGE, feita em 227, mostra que devido à estimativa de vida cada vez mais alta, a terceira idade representa mais de 10% da população, sendo que a capacidade de compra mensal do grupo ultrapassa R$ 7,5 bilhões. Quarenta e cinco por cento vive com os filhos na condição de chefe da casa, e em 53% dos domicílios, possui mais da metade do total da renda familiar, estando em maior número na classe A/B, segundo a Associação Nacional das Empresas de Pesquisa de Mercado (Anep). Os dados dizem, contudo, que o aspecto heterogêneo desse grupo não é diferente do resto da sociedade, o que é importante na hora de pensar estratégias de comunicação que incluam essas pessoas. Esse é o caso da "Feira Nacional da Pessoa Idosa", que ocorre entre 6 e 7 de novembro em Florianópolis, SC. "Essa faixa etária não é mais representada por aquela imagem da senhorinha fazendo tricô ou crochê na sala de casa. Atualmente, eles têm grande influência na decisão de compra e são considerados consumidores cada vez mais preocupados com saúade, estética e turismo, por exemplo", destaca o diretor da feira, Rodrigo Rosso. As maiores despesas dos idosos são com o supermercado, 24% do total de gastos. Em seguida vêm os gastos com planos de saúde, 9%, e com luz e telefone, ambos representam 6% do orçamento. Nas despesas pessoais, a compra de remédios tem o maior peso, 10%, e em seguida vêm as viagens, 5%. Mais da metade desses idosos fez ao menos uma viagem no último ano, e 45% deles têm plano de saúde.

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