terça-feira, 14 de outubro de 2008

Hábitos do consumidor segundo o Ibope

Fidelidade é uma das características do brasileiro, segundo a pesquisa Consumidor do Século XXI, realizada pelo Ibope Míddia, o brasileiro tem como uma das principais características a fidelidade às marcas. Dos entrevistados, 72% afirmaram que não trocam as marcas que confiam por outras, sendo que apenas 15% são influenciados pela presença de celebridades em campanhas publicitárias. As ações posicionadas em pontos-de-venda também aparecem como fator importante e, muitas vezes, decisivo na hora da compra, cabendo às roupas a maior porcentagem, com 38%. A pesquisa aponta ainda que o boca-a-boca é decisivo no momento de adquirir um produto: 34% dizem que conversam bastante com muitas pessoas sobre produtos de interesse antes da compra e 34% concordaram que é bastante provável que consigam convencer outras pessoas com suas opiniões. O hábito de ir às compras cresceu 12% nos últimos quatro anos no país. Atualmente, os brasileiros que vão às compras com freqüência mínima de 30 dias chegam a 67%, ou seja, 35 milhões. Os maiores compradores são mulheres (71%), entre 25 e 34 anos da classe AB (77%). Belo Horizonte (MG) é a cidade onde as pessoas mais fazem compras (71%) e Fortaleza é a com menor incidência no período dos últimos 30 dias (63%).

Nenhum comentário: